BOLO DE CAFÉ COM RECHEIO PRESTÍGIO



Sei que parece uma mistura de sabores excessiva, mas não é, pode confiar. O café e o chocolate super combinam, isso a gente já sabe, mas o recheio de prestígio cai muito bem com ambos, fica ótimo. Juntei isso tudo em um bolo prestígio, só que ao invés da tradicional massa de chocolate, fiz uma massa de café. Ficou di-vi-no! Faça!!!


É bom lembrar que eu sempre uso creme de leite nos recheios e coberturas que levam leite condensado, justamente para tirar um pouco da doçura excessiva. Não gosto de coisas super doces.

Ah! Vou deixar umas dicas no final desse post, tá? Não deixe de conferir.

Bora pra receita?

Ingredientes

Massa:
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de leite
- 4 ovos
- 2 xícaras de açúcar
- 2 colheres de sopa de café solúvel
- 1 copo de óleo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- margarina e farinha para untar a forma

Recheio:
- 1 pacote 100g de coco em flocos
- 1 lata de leite condensado
- 1 caixinha de creme de leite

Cobertura:
- 2 colheres de cacau em pó 100% (Também pode ser chocolate em barra, como preferir)
- 1 lata de leite condensado
- 1 caixinha de creme de leite

Modo de preparo da massa:
1 - Enquanto prepara a massa, ligue o forno a 200 graus e deixe preaquecendo.
2 – Bata na batedeira os ovos e o açúcar até que a mistura fique esbranquiçada.
3 – Após esbranquiçar, adicione o óleo e continue batendo.
4 – Amorne o leite e dissolva nele o café solúvel. Depois disso, acrescente essa mistura à batedeira.
5 – Depois de misturados, acrescente a farinha de trigo.
6 – Por último, acrescente o fermento à mão.
7 – Coloque a massa em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido a 200 graus. Faça o teste do palito para saber quando está no ponto de retirar.
8 – Depois de assado, deixe esfriar para desenformar. Ao desenformar, corte o bolo ao meio, recheie com o prestígio, cubra com a outra parte e cubra com o brigadeiro mole que você fez. Está prontinho para você se deliciar!

Modo de preparo do recheio e da cobertura
O modo de preparo do recheio e da cobertura é igual. E é bom que ambos fiquem com uma consistência mais molinha, portanto, o cozimento é bem tranquilo, rapidinho. E não precisa colocar manteiga porque o creme de leite faz as vezes da gordura em ambas as receitas.

Para o recheio de prestígio, coloque em uma panela o coco em flocos, o leite condensado e o creme de leite, misture bem e leve para cozinhar. Mexa sempre para que não queime no fundo. Esse tipo de doce recomenda-se sempre fazer em fogo médio ou baixo, porque queima fácil. Deixe apurar, mas não muito, ele não precisa ficar em ponto de enrolar. Se deixar um pouco mais molinho, ficará mais fácil de espalhar no bolo.

Para a cobertura é a mesma coisa. Misture o chocolate, o leite condensado e o creme de leite. Eu sempre use um fuet (fuê) para homogeneizar bem e não ficar nenhum pelotinha. Leve ao fogo médio ou baixo e cozinhe até ficar com a consistência de brigadeiro mole, assim é mais fácil na hora de despejar em cima do bolo.

#DicaDaAliz
#dica1
Você sabia que usar óleo em bolos no lugar de margarina faz com que o bolo fique fofinho por mais tempo? Além do que margarina é uma porcaria, faz um mal danado à saúde. No consumo do dia a dia, substitua a margarina por manteiga, que embora calórica (é só não abusar), é mais saudável do que margarina. Na minha casa eu só uso margarina para untar formas e olhe lá...

#dica2
Nunca desenforme o bolo ainda quente. A chance dele grudar no fundo e espatifar é muito grande! Espere o gostosão esfriar e, aí sim, desenforme. Claro que untar com capricho ajuda, mas bolos e pudins quentes quase sempre racham, mesmo quando bem untados. É melhor esperar um pouquinho pra ter a sua obra-prima da culinária bem bonita e inteira, né?!

Gostou da receita? Se fizer, você me conta tudoooo??? Vou esperar, tá?!

Beijinhos

Comentários